Vacina V12 para Cachorros: O que é? Nacional ou Importada? Qual é o Preço?

O que é vacina V12 para cachorros?

A vacina V12 é um tipo de vacina múltipla ou polivalente para cachorros, porém a sua aplicação não é recomendada, sendo mais indicado vacinar cachorros com os outros tipos de vacina múltipla ou polivalente.

Assim como a vacina da raiva, a vacina múltipla ou polivalente é classificada como essencial para cachorros, visto que previne contra doenças graves. Também existem as vacinas opcionais, as quais protegem contra doenças mais brandas.

Para saber mais sobre vacinas para cachorros, preparamos o post “Vacinas para Cachorros: Para Você Entender Tudo sobre o Assunto“.

Quais são os outros tipos de vacina múltipla ou polivalente para cachorros?

Os outros tipos de vacina múltipla ou polivalente são as vacinas V8, V10 e V14.

Ambas são vacinas fabricadas com vírus vivos e atenuados combinados com a bactéria inativada de Leptospira spp. e ambas conferem proteção contra 7 doenças, as quais são: cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa e leptospirose.

Quais são as diferenças entre os tipos de vacina múltipla ou polivalente para cachorros?

Quanto à composição:

A diferença está unicamente na quantidade de antígenos da bactéria Leptospira spp. utilizada em cada vacina.

O que acontece é que existem vários tipos de bactérias Leptospira spp. e, para cada tipo, existe um antígeno específico. Assim, a leptospirose é uma doença causada por diversos tipos da bactéria do gênero Leptospira spp..

Considerando este aspecto, a vacina múltipla ou polivalente combate até 8 tipos diferentes da bactéria Leptospira spp.. Quanto maior o número do “V”, mais antígenos a vacina apresenta e mais tipos da bactéria a vacina combate.

A vacina V8 combate 2 tipos, a vacina V10 combate 4 tipos e a vacina V12 combate 7 tipos. A vacina V14 contém mais outros tipos diferentes, dos quais alguns não estão presentes no Brasil.

Quanto à fabricação:

Existem vacinas V8 e V10 nacionais e importadas. Porém, não existe vacina V12 importada, somente existe vacina V12 nacional! Já a vacina V14 não está disponível no Brasil.

Para você entender melhor as diferenças entre os tipos de vacina múltipla ou polivalente, preparamos o post. “Vacinas V8, V10, V12 e V14 para Cachorros: Qual é a Diferença e como Escolher?“.

Por que a aplicação da vacina V12 não é recomendada para cachorros?

Porque recomenda-se sempre a aplicação de vacinas importadas em cachorros e a vacina V12 é uma vacina nacional.

As vacinas importadas apresentam qualidade superior em relação às vacinas nacionais. Ambas são testadas e registradas na ANVISA, porém a vacina importada é vendida exclusivamente para médicos veterinários, o que garante um cuidado maior no transporte, no armazenamento e na aplicação da vacina – fatores que são essenciais para manter a eficácia da vacina.

Como a vacina V12 é nacional, ela pode ser vendida para qualquer tipo de estabelecimento, em que não há um médico veterinário responsável, como agropecuárias, por exemplo. Assim, não se tem o cuidado adequado com a temperatura de armazenamento das vacinas e nem com a aplicação das vacinas, feita por pessoas sem experiência ou entregue aos proprietários para realizá-la em casa, resultando em perda de qualidade e de eficácia da vacina.

Para saber melhor sobre as diferenças entre as vacinas nacionais e importadas, confira o nosso post “Vacinas Nacionais e Importadas para Cachorros e Gatos: Entenda Definitivamente as Diferenças“.

Quais os tipos de vacina múltipla ou polivalente recomendados para cachorros?

Recomenda-se a aplicação das vacinas V8 ou V10 importadas para cachorros.

Ambas apresentam ótima cobertura vacinal para os tipos de Leptospira spp. mais prevalentes no Brasil (Leptospira canicola e Leptospira icterohaemorrhagiae) e, como são importadas, são vendidas exclusivamente para médicos veterinários, o que garante a eficácia das vacinas.

Para saber mais sobre a vacina V8, confira o nosso post “Vacina V8 para Cachorros: O que é? Qual a Diferença para as Vacinas V10, V12 e V14? Quando Aplicar? Qual é o Preço? E Muito Mais!“.

Para saber mais sobre a vacina V10, confira o nosso post “Vacina V10 para Cachorros: O que é? Qual a Diferença para as Vacinas V8, V12 e V14? Quando Aplicar? Qual é o Preço? E Muito Mais!“.

Quando a vacina múltipla ou polivalente deve ser aplicada em cachorros?

As vacinas múltipla ou polivalente, deve ser aplicada a partir de 6 a 8 semanas de idade, em 3 doses com intervalos de 3 a 4 semanas.

Cães adultos com histórico de vacinação desconhecido também devem receber o mesmo protocolo vacinal.

É necessário realizar uma dose de reforço anualmente.

Quais são as orientações para aplicação da vacina múltipla ou polivalente em cachorros?

Antes da aplicação da vacina múltipla ou polivalente, assim como antes da aplicação de qualquer vacina, os animais devem ser submetidos à consulta prévia com um médico veterinário para avaliação clínica e física e somente animais saudáveis podem ser vacinados. As vacinas devem ser aplicadas exclusivamente por um médico veterinário.

Qual é o preço da vacina V12 para cachorros?

Como a vacina V12 é uma vacina nacional, seu preço é menor quando comparado ao preço das vacinas V8 e V10 importadas. Porém, ela não garante que o seu cachorro esteja imunizado e ele corre o risco de desenvolver as doenças a qual a vacina deveria proteger. Logo, as vacinas V8 e V10 oferecem uma melhor relação custo benefício.

Onde aplicar a vacina múltipla ou polivalente em cachorros na cidade de Porto Alegre?

Para você saber onde vacinar o seu cachorro em Porto Alegre, preparamos o post “Saiba Onde Vacinar Cachorros e Gatos em Porto Alegre” com algumas clínicas veterinárias nos principais bairros de Porto Alegre.

E, você quer saber muito mais sobre vacinas e saber como garantir que o seu pet está realmente prevenido contra diversas doenças e que ele está sendo vacinado corretamente? A resposta é simples: basta acessar o Guia de Vacinação de Cães e Gatos, desenvolvido especialmente para tutores de cães e gatos. Com este material, você poderá garantir que o seu pet está recebendo as vacinas corretas nos períodos corretos e que ele está recebendo também vacinas de qualidade, além de saber quais as doenças as quais ele está protegido e o que elas causariam, as reações adversas das vacinas, os locais indicados para aplicação de vacinas em gatos e muito mais! Clique aqui para acessar e fazer download do Guia de Vacinação de Cães e Gatos e garanta que o seu pet esteja realmente prevenido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *