Microchip Para Cães e Gatos: O Que é, Como Funciona, Onde e Como é Implantado, Qual é o Preço?

Microchip para cães e gatos: o que é, como funciona, onde e como é implantado, qual é o preço?

Você já imaginou se o seu cãozinho ou o seu gatinho foge de casa? Ou se ele é roubado e depois abandonado? E você sabia que você pode aumentar as suas chances de encontrá-lo com um microchip para cães e gatos?

O microchip para cães e gatos não fornece o rastreamento em tempo real, como o GPS. Porém, ele aumenta as chances de você encontrar o seu animalzinho, porque ele pode ajudar a pessoa que encontrá-lo chegar até você. As coleiras com plaquinha de identificação podem ajudar, mas o animal pode perdê-la. A conduta ao encontrar um animal perdido é sempre levá-lo a uma clínica veterinária ou a um pet shop para verificar se o animal possui um microchip e, assim, fazer a sua leitura e obter os seus dados de identificação. Além disso, o uso de microchip é obrigatório caso você faça viagens internacionais com o seu animalzinho.

Importante: o uso do microchip não dispensa o uso da coleira com plaquinha de identificação, mas ele fornece uma garantia a mais de você encontrar o seu pet. Outra opção, é você utilizar no seu animal uma coleira com rastreador GPS, assim você saberá a sua localização em tempo real.

Tire todas as suas dúvidas sobre microchip para cães e gatos logo abaixo!

1. O que é o microchip para cães e gatos?

O microchip para cães e gatos é um dispositivo eletrônico, super pequeno (1.25mm), implantado sob a pele dos animais, que armazena diversas informações sobre o animal para auxiliar na sua identificação.

Cada microchip apresenta um código numérico exclusivo e inalterável. Após a implantação, esse código numérico é registrado em alguns sites de bancos de dados online, junto com as informações do animal, como você verá a seguir.

Ah! E todos os microchips são feitos com um material biocompatível com a pele dos animais, então não causam reações e alergias!

2. Como funciona o microchip para cães e gatos?

O microchip para cães e gatos é identificado por um leitor, o qual funciona como um scanner: ele faz a varredura do sinal emitido pelo microchip por meio de um onda de radiofrequência baixa. Após a leitura, o código numérico do microchip aparece no visor do leitor.

3. Onde o microchip para cães e gatos é implantado?

O microchip para cães e gatos é implantado no dorso dos animais, mais exatamente na região entre as escápulas, como mostra a imagem abaixo.

Microchip para cães e gatos: tamanho, seringa e local de implantação

4. Como é a implantação de microchip em cães e gatos?

A implantação de microchip em cães e gatos deve ser feita exclusivamente por médicos veterinários, é rápida e indolor, semelhante a uma injeção, e não requer anestesia. Além disso, a implantação é feita uma única vez, não havendo necessidade de troca.

Confira o passo a passo da implantação de microchips em cães e gatos:

  1. O leitor é passado nos animais para verificar se não há nenhum outro microchip implantado previamente.
  2. O leitor é passado no microchip para verificar a sua funcionalidade.
  3. O microchip é implantado na região entre as escápulas dos animais com uma seringa especial.
  4. O leitor é passado novamente nos animais para verificar a implantação.
  5. O código numérico do microchip e as informações dos animais são registrados em sites de bancos de dados online.
    Microchip para cães e gatos: passo a passo da implantação

    5. Quais são os sites para registrar o microchip para cães e gatos?

Alguns sites que você registrar o microchip do seu animalzinho são:

Site do Cadastro Nacional:
http://www.abrachip.com.br

Site do Sistema de Identificação e Registro de Animais da América Latina:
http://www.siraa.net

Site do Cadastro Internacional da Virbac:
http://www.backhome.com.br/

Uma dica: você pode pesquisar se a prefeitura da sua cidade disponibilizada algum site de banco de dados online para você também registrar o seu animalzinho nele.

Além do código numérico do microchip, são registradas as suas informações, como nome, telefone e endereço, e as informações do animal, como nome, espécie, raça, sexo e data de nascimento.

Você também pode registrar outras informações, como data de vacinas e vermífugos, medicamentos que o seu animal já tomou e doenças anteriores, por exemplo, para criar um histórico dele, trazendo praticidade e facilidade para a sua vida no momento em que você precisar dessas informações!

6. Qual é o preço do microchip para  cães e gatos?

O preço do microchip para cães e gatos normalmente varia entre R$100,00 a R$200,00.

Agora que você já tirou as suas dúvidas sobre microchip para cães e gatos, já pode considerar a implantação no seu animalzinho e garantir mais uma forma de segurança para ele. Mas esperamos que você nunca precise usá-lo! 🙂

E, você quer saber como garantir que o seu pet está realmente prevenido contra diversas doenças e que ele está sendo vacinado corretamente? A resposta é simples: basta acessar o Guia de Vacinação de Cães e Gatos, desenvolvido especialmente para tutores de cães e gatos. Com este material, você poderá garantir que o seu pet está recebendo as vacinas corretas nos períodos corretos e que ele está recebendo também vacinas de qualidade, além de saber quais as doenças as quais ele está protegido e o que elas causariam, as reações adversas das vacinas, os locais indicados para aplicação de vacinas em gatos e muito mais! Clique aqui para acessar e fazer download o Guia de Vacinação de Cães e Gatos e garanta que o seu pet esteja realmente prevenido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *