Como Acompanhar as Novidades do Mundo Pet?

O mundo pet é uma ótima opção para investimento diante do seu desenvolvimento no país ao longo dos últimos anos. É um mercado de alta demanda, dividido em 4 grandes segmentos e com crescimento anual, mesmo frente à situação atual da economia brasileira.

São mais de 50 milhões de cães e mais de 30 milhões de gatos de estimação que demandam serviços de Pet Food (alimentação em geral, como rações e petiscos), Pet Vet (atendimento veterinário e medicamentos), Pet Serv (creches, hotéis, adestramento e produtos como brinquedos e acessórios) e Pet Care (produtos de higiene e de beleza).

Ocupando a 3º posição mundial em faturamento, o mercado pet brasileiro faturou R$19 bilhões em 2016, com um crescimento de 5,7% em relação a 2015 e com uma projeção de crescimento para 2017 de 13% em relação a 2015, indicando sinais de resistência à crise.

Então, como acompanhar esse desenvolvimento? Confira abaixo 6 maneiras para acompanhar as novidades do mundo pet!

Como Acompanhar as Novidades no Mundo Pet?

1. Assine revistas

Impressas ou digitais, são ótimas ferramentas para ter acesso ao que há de mais novo no mundo pet. As revistas Negócios Pet e Cães&Gatos Vet Food, além de trazerem informações sobre saúde e comportamento, são boas opções para conhecer as novidades sobre produtos e as tendências do mercado pet. Já a revista VET Science Magazine é ideal para quem deseja acompanhar os estudos e as pesquisas mais recentes sobre doenças, seus métodos de diagnóstico e suas formas de tratamento.

2. Acompanhe as novidades do mundo pet nas redes sociais

As redes sociais, principalmente o Facebook, estão repletas de conteúdos sobre o mundo pet. Selecione algumas páginas que sejam de maior relevância para você. Uma ótima maneira de acompanhar novidades, notícias e curiosidades é curtindo as fanpages da Petiko, do Portal do Dog ou do Mundo dos Pets, por exemplo. Também pesquise blogs ou canais do YouTube, como o canal “Estopinha & Alexandre Rossi”, também conhecido como Doutor Pet e referência no assunto.

3. Baixe aplicativos no seu celular

O Vet Smart Cães e Gatos, disponível para os sistemas Android e IOS, é um guia de informações atualizadas sobre medicamentos, rações e suplementos nutricionais, que permite uma consulta rápida e fácil a diversos produtos do mercado pet. Também oferece uma biblioteca de doenças e de raças, além de protocolos, calculadoras e valores de referências

4. Participe de eventos

São excelentes oportunidades para buscar a atualização profissional e novidades sobre os produtos para veterinários e petshops, e também, para fazer novos contatos. Fique atento às palestras e aos seminários organizados pelas universidades e clínicas veterinárias da sua cidade. Acesse ao site da editora Medvep e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Brasil) para obter informações sobre congressos e feiras nacionais que ocorrem anualmente, como por exemplo, o Congresso Medvep, o Congresso Brasileiro da Anclivepa e as feiras Vet Expo, Pet Shop Expo e Feipet.

5. Busque referências internacionais

Faça pesquisas para acompanhar o mundo pet também no cenário internacional. Saiba quais são as novidades sobre produtos em lançamento, tendências do mercado e avanços nos estudos sobre doenças, suas patologias, seus métodos de diagnóstico e de tratamento por meio dos sites da American Veterinary Medical Association, Pet MD e PetCube, por exemplo.

6. Leia conteúdos sobre a indústria pet e sobre o empreendedorismo veterinário

Além de saber quais são as novidades do mundo pet, é fundamental acessar conteúdos sobre a indústria e a economia do mercado pet. Navegaue no site da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e fique a par das notícias sobre a situação do mercado pet no país. Também é importante buscar informações sobre a área de empreendedorismo veterinário para criar uma visão mais completa do segmento. A página Empreendedorismo para Veterinários no Facebook, por exemplo, traz dicas e matérias sobre o assunto.

As fontes para acompanhar as novidades do mundo pet são muitas e disponibilizam muito conteúdos, visto que a amplitude das informações é proporcional à demanda e ao crescimento do mercado pet. Escolha revistas, sites, fanpages e aplicativos de maior relevância para você. Se você gostou desse conteúdo, acompanhe as novidades do mundo pet por aqui, tenha acesso a matérias selecionadas e preparadas para você e compartilhe com os seus amigos (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *