As 18 Melhores Raças de Cachorros para Apartamento: Saiba Quais São e Como Escolher

“Cachorro é tudo de bom” – como diz a Pedigree. Cachorros são alegres, carinhosos, fiéis e companheiros por natureza. Porém, exigem cuidado, atenção e responsabilidade. Com a maioria das pessoas morando em apartamento e vivendo uma rotina atribulada, como conciliar as duas coisas?

Você não precisar abrir mão de ter um cachorro. O que você pode fazer é considerar alguns fatores no momento da escolha, como tamanho, nível de energia, manutenção, presença de crianças e, em alguns casos, regras de condomínio.

Existem 11 grupos de raças definidos pela Confederação Brasileira de Cinofilia (antigamente, Confederação do Brasil Kennel Clube – CBKC), em que foram utilizados como critérios para agrupamento a semelhança física e o tipo de trabalho.

Assim, você pode optar por raças de menor tamanho, as quais apresentam menor nível de energia e, consequentemente, menor necessidade de exercícios. A maioria dessas raças, mais apropriadas para apartamentos, são as raças de cães de companhia.

Considerações importantes

É possível ter cachorros de porte grande em apartamento, sim. Porém, você precisa ter consciência que o nível de energia deles é muito maior, o que exige uma necessidade de exercícios muito maior também. Você precisa estar disposto a fazer passeios diários com o seu cachorro, promovendo exercícios e brincadeiras.

✓ Com toda a certeza, você também pode escolher um cachorro sem raça definida. Os vira-latas são únicos na sua natureza e muito afetuosos. No momento da escolha de filhotes, você pode observar o tamanho dos pais (se possível) e o tamanho das patas para estimar o quanto ele irá crescer. Se as patinhas forem grandes e largas, certamente será um cachorro de porte grande.

✓ Por mais que as raças mais apropriadas para apartamento tenham um nível de energia e uma necessidade de exercício menor que as demais, isso não significa que elas não precisem de exercícios. Passeios frequentes e brincadeiras estimulam a saúde física e mental, pois evitam a obesidade, exercitam ossos e articulações e ajudam na socialização dos cachorros. Além disso, é uma ótima oportunidade para você desacelerar da rotina e aproveitar um momento com o seu melhor amigo.

✓ Mesmo as raças seguindo um padrão físico e comportamental, você precisa considerar que cada cachorro, assim como nós, tem a sua personalidade baseada nas suas experiências, no ambiente em que vive e nas pessoas com quem convive. Logo, por mais que as características da raça sejam as predominantes, pode haver alguma alteração no comportamento.

✓ Ao decidir pela compra de um cãozinho, certifique-se de que o canil escolhido é registrado na Confederação Brasileira de Cinofilia. Cuidado com os canis clandestinos, em que não há garantia da pureza da raça e, principalmente, do bem-estar animal.

1. Bichon Frisé

Tamanho: 24 a 29 cm de altura, 3 a 5 kg.

O Bichon Frisé, sempre alegre e brincalhão, é muito apegado com o tutor, amigável com estranhos e com outros animais e dócil com crianças. É de fácil adestramento e se adapta bem em apartamentos, além de soltar pouco pêlo.

Observações: precisam de escovação frequente e de tosa periódica.

2. Boston Terrier

Tamanho: 38 a 43 cm de altura, 4 a 11 kg.

O Boston terrier adora agradar e divertir a sua família. Assim, é muito apegado com o tutor, amigável com outros animais e dócil com crianças. É muito companheiro, seja para ficar o dia todo ao seu lado em casa ou até mesmo para participar de agility.

Observações: como é uma raça braquicefálica, ou seja, de focinho achatado, pode desenvolver problemas respiratórios.

3. Buldogue Francês

Tamanho: 35 cm de altura, 8 a 14 kg.

O Buldogue Francês, uma das raças mais populares do momento, é alegre, divertido, brincalhão, amigável com estranhos e com outros animais e dócil com crianças. Companheiro, gosta de seguir o tutor pela casa e adora demonstrações de afeto. Late pouco e, quando late, é um latido rouco.

Observações: pode ser um pouco bagunceiro e desobediente, por isso precisa ser adestrado desde cedo. Como também é uma raça braquicefálica, ou seja, de focinho achatado, pode desenvolver problemas respiratórios. Também pode apresentar problemas de pele.

4. Buldogue Inglês

Tamanho: 30 a 38 cm de altura, peso 22 a 25 kg.

O Buldogue Inglês é tão tranquilo, que é até preguiçoso. É um cão muito apegado com o tutor, muito afetuoso e dócil com crianças. Não costuma fazer bagunça em casa, mas adora um sofá.

Observações: apesar de tranquilo, é teimoso e tem dificuldade para aprender comandos. Como também é uma raça braquicefálica, ou seja, de focinho achatado, pode desenvolver problemas respiratórios. Também pode apresentar problemas de pele e perda de pêlos. Ah, e eles roncam bastante!

5. Cavalier King Charles Spaniel

Tamanho: 30 a 33 cm de altura, 5 a 8 kg.

A raça ainda não é tão comum no Brasil, mas é encantadora. O Cavalier King Charles Spaniel é muito carinhoso e chama atenção pela sua tranquilidade, educação e tolerância. É muito apegado com o tutor, amigável com estranhos e com outros animais e dócil com crianças. É inteligente e de fácil adestramento.

Observações: por ser tão afetuoso, não gosta de ficar sozinho por muito tempo e precisa de companhia constante. Apresenta maior predisposição à siringomielia em relação às outras raças, uma doença neurológica em que a siringe, uma região da medula espinhal, se expande, causando lesões nervosas.

6. Cocker Spaniel Inglês

Tamanho: 38 a 43 cm de altura, 11 a 17 kg.

Embora tenha porte médio, o Cocker Spaniel Inglês é uma ótima raça para apartamento. Destaca-se pela sua sensibilidade e pela sua expressividade. É muito afetuoso e companheiro, adora estar junto com a sua família. É bastante sociável, sendo amigável com estranhos e com outros animais. É tranquilo, inteligente e de fácil adestramento.

Observações: precisa de escovação frequente, de tosa periódica e de limpeza dos ouvidos semanais. Pode ter problemas de pele e de ouvido.

7. Chihuahua

Tamanho: 15 a 22 cm de altura, até 3kg.

Conhecida por ser a menor raça de cachorros, o Chihuahua é muito apegado ao dono, sendo carinhoso e fiel a ele, mas é um pouco reservado com estranhos e com outros animais. É corajoso e protetor, tendo um bom comportamento de guarda, apesar do seu tamanho.

Observações: pode ser ciumento e dominador, sendo necessário que o tutor adote uma postura de liderança.

8. Dachshund

Tamanho: 20 a 22 cm de altura, 5 a 14 kg.

O famoso “salsichinha” ou “linguicinha” se adapta bem em apartamentos e adora estar entre a sua família. É curioso e corajoso, adotando um bom comportamento de guarda. Como gosta de brincar, de cavar e de enterrar coisas, tem um nível de energia um pouco maior em relação às outras raças. É reservado com estranhos e com outros animais.

Observações: como é uma raça condrodistrófica, ou seja, com os ossos dos membros encurtados, apresentam maior predisposição a problemas de coluna, como doença do disco intervertebral.

9. Lhasa Apso

Tamanho: 25 a 29 cm de altura, 5 a 9 kg.

O Lhasa Apso é um ótimo companheiro, seja para brincar ou para descansar ao lado do seu tutor. É tranquilo e muito apegado ao seu tutor. Porém, é desconfiado com estranhos e com outros animais.

Observações: por ser desconfiado, é necessário a sua socialização precoce. Precisa de escovação frequente e de tosa periódica.

10. Maltês

Tamanho: 22 a 25 cm de altura, 1 a 4 kg.

O Maltês adora tanto receber colo e carinho do seu tutor quanto correr e brincar. É corajoso, apresentando bom comportamento de guarda, e inclusive, pode desafiar cães maiores. Como o seu pêlo é semelhante ao cabelo humano, é ideal para pessoas alérgicas.

Observações: precisa de escovação frequente e de tosa periódica.

11. Pinscher

Tamanho: 25 a 30 cm de altura, 3 a 5 kg

O Pinscher adora ficar com a sua família (tanto que às vezes se torna ciumento) e apresenta bom comportamento de guarda. É corajoso e às vezes é um tanto imprudente, por não ter noção do seu tamanho e não calcular o perigo. É reservado com estranhos e com outros animais.

Observações: embora pequeno, dispõe de muita energia e não é tão tranquilo como as outras raças.

12. Poodle Toy e Micro Toy

Tamanho do Poodle Toy: 28 a 35 cm de altura, 7  kg.

Tamanho do Poodle Micro Toy: 24 a 28 cm de altura, até 7 kg.

Segunda raça de cachorros mais inteligente, atrás somente do Border Collie, o Poodle é obediente e de fácil adestramento. É dócil com a sua família, mas tende a se apegar a uma pessoa. É reservado com estranhos e com outros animais. Além disso, solta pouco pêlo!

Observações: precisa de escovação frequente e de tosa periódica. Apesar da expectativa de vida ser longa, pode ser acometidos por diversos problemas de saúde, como doenças cardiológicas, endocrinológicas, dermatológicas e neurológicas (epilepsia).

13. Pug

Tamanho: 25 a 30 cm de altura, 6 a 8 kg.

Também uma das raças mais populares do momento, o Pug destaca-se por ser um companheiro inseparável do seu tutor, com o seu jeito dócil e carinhoso de ser. Também é amigável com estranhos e com outros animais. Além disso, é tranquilo e late pouco, sendo uma ótima opção para apartamento.

Observações: como também é uma raça braquicefálica, ou seja, de focinho achatado, pode desenvolver problemas respiratórios. Pode apresentar também problemas de pele. E como o Buldogue Inglês, também ronca bastante!

14. Schnauzer

Tamanho: 30 a 36 cm de altura, 5 a 7 kg.

Companheiro, curioso, alerta, inteligente e corajoso, o Schnauzer se adapta bem em apartamento, é muito apegado com o tutor e apresenta bom comportamento de guarda. Também é dócil com crianças.

Observações: pode ser um pouco teimoso e pode latir bastante.

15. Shih tzu

Tamanho: até 28 cm de altura, 4 a 7 kg.

Muito adequado para apartamentos, o Shih tzu é calmo e dócil. Apegado ao tutor, adora o seguir pela casa. Gosta de atenção e de companhia constante. Além de alegre, é bastante alerta e costuma latir para dar sinal.

Observações: precisa de escovação frequente e de tosa periódica.

16. Sptiz Alemão (Lulu da Pomerânia)

Tamanho: 20 a 27 cm de altura, 1 a 3 kg.

O Sptiz Alemão, popularmente conhecido como Lulu da Pomerânia, é dócil com a sua família, porém por ser corajoso e protetor, é desconfiado com estranhos e com outros animais e apresenta bom comportamento de guarda. É curioso, inteligente e de fácil adestramento, necessitando de brincadeiras que estimulem a sua inteligência, como “caça ao tesouro”, por exemplo. Ah, e apesar da pelagem longa, não precisa de tosa!

Observações: por ser muito apegado com a sua família e ter um instinto protetor forte, pode desenvolver comportamento possessivo em relação ao tutor e ao ambiente em que vive e precisa de socialização precoce.

17. West Highland White Terrier

Tamanho: 25 a 27 cm de altura, 6 a 9 kg.

Famoso por ser o cachorrinho do provedor de internet IG, o West Highland White Terrier é de personalidade alegre e divertida. É muito companheiro e afetuoso, sendo muito apegado ao tutor. Também é de fácil adestramento e apresenta bom comportamento de guarda.

Observações: precisa de escovação frequente e de tosa periódica.

 

18. Yorkshire Terrier

Tamanho: 17 a 20 cm de altura, 2.5 a 3.5 kg.

Uma das raças mais procuradas para apartamentos, o Yorkshire Terrier é inteligente e de fácil adestramento. Seu temperamento é influenciado pelo temperamento do ambiente em que vive: será mais tranquilo em uma casa tranquila ou será mais agitado em uma casa agitada. Adora receber atenção da sua família, mas também é independente e se diverte sozinho com alguns brinquedos. Apesar da pelagem longa, não solta muito pêlo e não precisa de tosa. Assim como o Maltês, o seu pêlo é semelhante ao cabelo humano, sendo ideal para pessoas alérgicas.

Observações: precisa de escovação frequente.

Agora você já sabe quais são as melhores raças de cachorros para apartamentos! Como você pode ver, existem várias  opções, e independente de qual for a sua escolha, saiba que você receberá muito amor e terá uma experiência gratificante. 🙂

E, você quer saber como garantir que o seu pet está realmente prevenido contra diversas doenças e que ele está sendo vacinado corretamente? A resposta é simples: basta acessar o Guia de Vacinação de Cães e Gatos, desenvolvido especialmente para tutores de cães e gatos. Com este material, você poderá garantir que o seu pet está recebendo as vacinas corretas nos períodos corretos e que ele está recebendo também vacinas de qualidade, além de saber quais as doenças as quais ele está protegido e o que elas causariam, as reações adversas das vacinas, os locais indicados para aplicação de vacinas em gatos e muito mais! Clique aqui para acessar e fazer download o Guia de Vacinação de Cães e Gatos e garanta que o seu pet esteja realmente prevenido.

One thought on “As 18 Melhores Raças de Cachorros para Apartamento: Saiba Quais São e Como Escolher”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *